O que é a geologia e a mineralogia?

A Geologia é  ciência responsável pelo estudo do planeta Terra, a qual abrange investigações acerca de sua origem e evolução, composição e estrutura, propriedades físicas e químicas além da exploração de recursos naturais. É possível também compreender fenômenos naturais como a formação de minerais, rochas e solo, origem de vulcões, terremotos e maremotos, acumulação de águas subterrâneas e o significado dos fósseis.

A mineralogia, por sua vez, é uma área da Geologia que estuda  os minerais através da composição, estrutura, propriedades, os tipos de ocorrência e suas associações.  O seu estudo geralmente é feito por partes, sendo elas:

  • Cristalografia: estudo da estrutura e formas externas dos cristais;
  • Mineralogia descritiva: concentra-se no estudo das propriedades físicas e ópticas dos minerais;
  • Difratometria de raios-x: aplicação do raio x para investigação acerca da estrutura cristalina dos minerais;
  • Mineralogia química: estudo da composição química dos minerais e de suas propriedades.

Existe um ramo da Mineralogia que concentra-se apenas em alguns minerais com características específicas conhecido por Gemologia. Esta ciência é voltada ao estudo das propriedades e gênese de minerais lapidados, além de outras substâncias orgânicas e sintéticas.

Ainda convém lembrar que a Mineralogia é essencial para os estudos de muitos ramos das ciências da Terra como a petrologia, geoquímica, estudo de meteoritos, paleontologia, geomicrobiologia, geologia econômica, geofísica, física do mineral, geologia estrutural e tectônica e geocronologia.

 

 

Referências bibliográficas:

PRESS, F; GROTZINGER, J; SIEVER, R; JORDAN, T. H. Para Entender a Terra. Tradução MENEGAT, R (coord.) 4a edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Klein, C & Dutrow, B. Manual de Ciências dos Minerais, 23a ed. Bookman, 2012.

<embed>
Copy and paste this code to your website.