Gemologia

Gemologia é uma ciência a qual estuda as gemas determinando sua origem, suas propriedades e seu valor comercial. Ela é ramificada em duas áreas de atuação:

· Gemologia aplicada, responsável pela identificação do material em estado bruto ou lapidado, pela classificação gemológica comercial e também pela emissão de certificados e laudos judiciais;

· Gemologia científica, responsável pela identificação da gema, estudo de sua gênese e processo de fabricação, identificação de tecnologias para tratamentos ou síntese e também gerar os fundamentos da gemologia aplicada.

Apesar de a gemologia ser uma ciência moderna, várias gemas já eram conhecidas e trabalhadas no início da história da humanidade para serem usadas como joias. As gemas são substâncias de origem natural, sintética ou artificial, que por sua beleza, durabilidade, raridade e portabilidade são valorizadas e utilizadas como adorno pessoal. Dentre as gemas mais conhecidas destacam-se o diamante, a esmeralda, o rubi, a safira, a ametista, a turquesa, lápis-lazúli e a opala.

Todavia, as gemas não foram usadas apenas como enfeites. Na época, cada civilização tinha sua cultura e suas próprias crenças, contribuindo com diferentes conceitos mitológicos para elas. Os talismãs e amuletos eram usados como sinal de força e sabedoria. Cada um possuía seu significado baseado na pedra em que possuía. A astrologia também teve uma participação importante nas superstições relacionadas às gemas. Para cada signo do zodíaco foi associado uma pedra, e gradualmente isso foi se tornando um hábito, passando a ser chamadas de “pedras de aniversário”, comuns até hoje. 

As gemas se tornaram cada vez mais comuns e hoje a maioria das pessoas possui pelo menos alguma delas em suas joias. Portanto o estudo dessa ciência foi avançando com o tempo, e através da gemologia trabalham-se tipos de lapidação e tratamentos para que elas possuam a aparência desejada. Além disso, é possível também concentrar informações, utilizando instrumentos e técnicas específicas, que são suficientes para identificar ou estudar uma gema sem danificá-la.

 

 

Referências

Terra, C. B. (2019). Introdução à gemologia: minicurso. Editora: Cassandra Terra Barbosa. Ed. 1, Brasília, p. 117. (ISBN: 978-65-901692-0-4).

Klein, C., & Dutrow, B. (2012). Manual de Ciência dos Minerais. Bookman, 23. ed. 716p. (ISBN: 978-85- 7780-963-9).  

Minerals and Gems. National Geographic.  Disponível em <https://www.nationalgeographic.com/science/earth/inside-the-earth/minerals-gems/>. Acesso em 20 de set. 2020. 

<embed>
Copy and paste this code to your website.